19 de jul. de 2014

[ANIME ZONE] Suisei no Gargantia - Cyberpunk ideologizado!



Olá!
Terceiro sábado do mês = ANIME ZONE!


Então vamos começar! O anime em questão no texto de hoje é SUISEI NO GARGANTIA. Um sci-fi onde o enredo vai além de máquinas e forças estrelares. A abordagem exclusiva de temas como a amizade, a coexistência entre as diferenças humanas e o amor permutam entre as personagens desse anime, que, para surpresa de todos, é uma peça original de TV sem nenhum predecessor em outra mídia.


TÍTULO: Suisei no Gargantia
ORIGINAL: exclusivo para TV (13 episódios + 2 OVAs)
ADAPTAÇÃO: não possui
AUTOR: Gen Uruboshi (roteiro) / Kazuya Murata (direção)



Um outro movimento curioso dentro do universo de produção de animes. Quem leu o ANIME ZONE do mês passado* viu que a gente começou a falar de adaptações de light novels. Suisei no Gargantia entra pelo caminho oposto do que estamos acostumados a consumir. Não existe mangá, não existe visual novel, não existe light novel, não existe game, muito menos  j-drama que tenha sido o ponto de partida para a série animada de TV.

A animação nasce de um roteiro próprio, definido para o único propósito de ser um anime. Uma inspiração do diretor Kazuya Murata, que coloca toda a sua paixão por navios, oceanos, e pela raça humana, em um universo cyberpunk,  montado a partir do mecha - gênero de mangá muito famoso entre as produções orientais - onde busca apresentar questionamentos sobre o constante progresso da humanidade em fatores científicos e as consequências que reverberam no convívio social.

Pode ser que eu esteja enganado, mas ao assistir Suisei no Gargantia temos um despertar do lado sensível que se esconde quando temas como o preconceito e a xenofobia são evocados a nossa volta. Se já somos esclarecidos sobre essas práticas repudiadas no convívio social, sentimos uma aproximação para com o protagonista Ledo, um ex-soldado espacial que se vê preso na nova Terra. Ledo era guiado por ideologias arianas e xenófobas. Cabia-lhe apenas obedecer. Com o passar dos episódios ele vai se tornando mais humano e adquirindo uma condição, que nós da vida real temos desde o nascimento: a sensibilidade para com meu próximo. Tudo isso ao lado de seu parceiro Chamber - uma I.A.(inteligência artificial) usada em combate.


Pode-se fazer uma alegoria ao "Mito da Caverna" de Platão. Ledo estava preso na caverna e guiado por aquilo que os líderes de seu povo constituía como verdade. Ao sair da caverna ele encontra luz (aqui representada pela protagonista Amy), que no início o cega e confunde, mas que com sua aceitação passa a ser venerada por ele.

Amy é uma personagem especial neste contexto. Em Gargantia (navio-cidade onde Ledo passa a morar) ele conhece diferentes tipos de pessoas, que representam os arquétipos das personalidades diversas assumidas pelo homem. A jovem Amy é a representação pura e sígnica da esperança. Aquela da "Caixa de Pandora". A única a não desistir jamais! Ela não desiste de si, dos amigos, e, principalmente, de Ledo com quem passa a dividir um sentimento bem mais forte que amizade.

Infelizmente Suisei no Gargantia não foi o fenômeno de público que se esperava. Chego a acreditar que muito dificilmente veremos uma segunda temporada, mas posso afirmar que em questões de design gráfico o anime não deixa a desejar em nada. Uma de suas mais interessantes surpresas é o fato de que todas as garotas de Gargantia, por estarem sempre expostas ao sol, são super bronzeadas, e isso é retratado com perfeição no design de personagens, que faz as belas reluzirem e esbanjarem beleza com corpos torneados e oleosos. Quanto ao universo mecha - a exceção do primeiro episódio - nada é tão exagerado como em outras produções. O gênero é dosado, assim como o movimento cyberpunk, o que faz com que o anime seja atrativo para todos os gostos.

O ANIME ZONE vai ficando por aqui! Se você gostou da dica deste mês não deixe de assistir! Para encerrar fiquem com a opening (abertura) de Suisei no Gargantia! Até a próxima!





* Confira a matéria do mês passado: Hitsugi no Chaika - onde o "belo" se esconde.


Nenhum comentário: