28 de jun. de 2014

[COMENTÁRIO GERAL] Folias do Cinema no mês de Junho!



Olá pessoal fechando nosso mês de aniversário com mais um COMENTÁRIO GERAL! Para quem estava dizendo que não ia ter Copa... Pois é está tendo muita Copa! Os memes e hastags que dominam meu feed de notícias do Facebook não me fazem esquecer! A Costa Rica também!

Mas na contramão do futebol (que por sinal eu gosto e não recrimino) há outros assunto dominando minhas conversas e redes sociais. O COMENTÁRIO GERAL de hoje é muito mais minhas impressões, em poucas linhas, sobre os principais acontecimentos do mercado literário/editorial, cinema e outras mídias.

O nosso mês de aniversário foi agitadíssimo fora das dimensões do blog. Teve choro no escurinho do cinema, emoções nas tramas nipônicas, dragões no top das bilheterias e santos guerreiros sendo derrotados por uma princesa de gelo. Como assim? Veja:

No início do mês (05/06/2014) a produção cinematográfica mais esperada pelo mundo estreou arrancando lágrimas dos mais diversos corações. "A Culpa é das Estrelas / (FOX FILMES)" trouxe para a telinha a graça, o sentimento de amor, a condolência e a amizade de Hazel e Gus, personagens do romance de John Green, para dentro do cotidiano de milhares de pessoas. Quem já tinha se emocionado pelo livro, derramou "rios de lágrimas" ao lado de quem só experimentou a magia da telona. Isso é natural? Saber que consumimos uma ficção, mas nos deixar arrebatar pelas sensações por elas transmitidas? Acho que sim. Se não fosse assim não teria graça nenhuma. Quem assistiu ao filme lamentou muito (teve sessões que já me disseram que teve gente soluçando!), mas ao sair da sala de cinema sentiu-se super feliz. Parafraseando um versículo bíblico: "O choro pode durar uma noite. Mas a alegria vem pela manhã!".

Já no dia 21, o Japão viveu um dos maiores combates do cinema. O que assistir? O fenômeno da bilheteria ocidental "Frozen / (Disney)" ou o reboot em CG (computação gráfica) do clássico dos anos 80/90 "Saint Seiya - Legend of Sanctuary / (Toei Animation)"? Bom para quem imaginava que o segundo, baseado na obra do mestre Masami Kurumada sairia vencedor errou. Frozen venceu na bilheteria da primeira semana. Mas nada para se alarmar! Não quer dizer que "Legend of Sanctuary" não seja bom. O fato é que seu adversário foi um grande fenômeno mundial. Pode até se considerar justo esta vitória, já que o público do segundo era quase que excusivamente masculino. E para não deixar ninguém preocupado, quando "Legend of Sanctuary" estrear dia 11 de setembro, os fãs vão contar com a dublagem oficial da antiga Álamo, agora por conta da tecnologia e qualidade da Diamonds Filmes.

Já no Brasil a surpresa foi "Como Treinar seu Dragão 2 / (DreamWorks)". Mal chegou e foi logo líder de bilheteria, deixando para trás o sentimental "A Culpa é das Estrelas". Que mundo louco né?! Gente cinema é assim. Só não esqueçam que o filme da FOX já estava com duas semanas de bilheteria. Muita gente já tinha assistido.

Por fim, o Japão. Quem acompanha o mundo dos animes se alegrou e entristeceu com o fim de mai s uma temporada de verão. Bom animes, produções de qualidade. Das aberturas aos encerramentos. E um fato curioso. Mais da metade dos animes da temporada de verão 2014 foram baseadas nos dramas e comédias das light novels. Por que que esse formato não domina logo o Brasil?! É tão bom! Os japoneses adoram. Eu também que experimentar mais! Quero lê-las, e não só assisti-lás. E para este mês tem mais: Nos mangás, a volta da adaptação de Shingeki no Kyojin; Nas light novels, a segunda temporada de SAO - Sword Art Online II. Mas o destaque mesmo vai para o sucesso tupiniquim nessa indústria nipônica. O SUPER LEITURA felicita Thiago Lucas Furukawa, ou como é mais conhecido, o Yuu Kamiya pelo estrondoso sucesso, tanto em solo japonês, quanto aqui no Brasil, de "No Game, No Life". A prova de que os brasileiros e o universo dos mangás/animes/light novels/games são super frutíferos e podem nos oferecer muito mais!

Esse foi nosso COMENTÁRIO GERAL! Espero que tenham gostado. Não deixem de comentar! Até próximo mês! Tchau!


Nenhum comentário: