21 de jun. de 2014

[ANIME ZONE] Hitsugi no Chaika - onde o "Belo" se esconde.



Oi! Tudo bem? Comigo ótimo!
Respeitando a nossa nova programação, o SUPER LEITURA apresenta hoje sua mais nova coluna: o ANIME ZONE! Essa coluna vai  unir duas coisas que amo: universo literário e editorial com animes e mangás.
Estaremos, a cada mês, embarcando em uma análise a respeito dessa fusão mais que gratificante para qualquer otaku leitor, mas que pode agradar  todos. E para começar com chave de ouro nada melhor do que eu apresentar a você o nosso objeto de análise da vez. Confira!


TÍTULO: Hitsugi no Chaika
ORIGINAL: light novel (9 volumes até o momento)
ADAPTAÇÃO: anime (13 episódios)
AUTOR: Ichirô Sakaki 


A animação Hitsugi no Chaika faz parte de um movimento (que embora não seja declarado oficialmente está sendo detectado pelos otakus mais observadores) onde as principais produções das temporadas de animes (motivo para uma outra postagem onde analisaremos isso) são as adaptações literárias. Para quem não sabe light novel são romances infanto-juvenis produzidos em um número menor de  páginas e dividido em vários volumes. Essas produções tem como características marcantes a presença de imagens (artes) dos personagens em alguns dos momentos mais marcantes da narrativa.

O SUPER LEITURA suspeita que com o "boom editorial" que vem ocorrendo nos últimos anos, que possibilitou um surgimento de novos autores e estórias a cada ano, e, mais especificamente no Japão, os problemas que a legislação nipônica vinha enfrentando com a criação da lei que previa a censura do conteúdo dos mangás, esse elemento editorial (que já era expressivo) acabou virando alternativa tanto para aglutinar novos públicos, quanto para desviar de uma estagnação imediata que poderia acontecer no país.

O fato é que nos últimos dois anos mais de 70% dos animes lançados (principalmente os de curta produção - equivalentes a uma meia temporada com 13 episódios) são oriundos dessas adaptações de light novels para a telinha. Nessa onda aparece para nós Hitsugi no Chaika. Título que se encaixa em um dos três principais padrões desse modelo narrativo, o romance de fantasia shonen, essa estória traz uma carga estética bem apurada flutuando entre o belo, o sublime e até mesmo o sombrio.

Contando as aventuras de Toru Acura, sua meio-irmã Akari Acura e a misteriosa Chaika Gaz (personagem-título) Hitusgi no Chaika nos enlaça em um ambiente onde o místico medieval dá espaço para o futurismo oriental e, dessa forma, a magia é capaz de mover tecnologia, mas não como você imagina. Deve-se deixar entrar neste universo para compreendê-lo. A estória trata da maga Chaika, que carrega um caixão nas costas (daí o título, que quer dizer literalmente Chaika a princesa caixão), a procura dos restos mortais de seu pai. Um poderoso mago morto no passado. Por obra do destino ela esbarra-se com Toru e assim começam suas aventuras. O sabotador (espécie de espião-terrorista), Toru, era um homem sem objetivos, mas começa a mudar seu pensamento graças a sua nova companheira, por quem mantém um sentimento de afeto maior do que quer admitir.

Entre as indas e vindas do mistérios e da comédia, vários combate eletrizantes acontecem envolvendo o trio principal. A animação possui uma dinâmica em nada exaustiva. Sua coloração é viva, mas com um sentimento de liberdade que acalma a alma. Os diálogos são práticos. Por si tratar de uma adaptação tem que se prestar bastante atenção para não perder os ganchos narrativos históricos e geográficos. Disponíveis com maior facilidade somente na light novel.

Comercialmente bem aceito, a light novel ainda está em fase de produção e pode ultrapassar os nove volumes em breve. Uma adaptação para mangá também foi criada. O anime, que ao todo tem 12 episódios, já tem confirmados uma segunda temporada (outubro de 2014) e um OVA para 10 de março de 2015. Data de lançamento do 12º volume da light novel, que provavelmente marca o fim da estória que começou a ser produzida em 2010.

Se você gostou da dica o ANIME ZONE dá a deixa final: Assistam Histugi no Chaika! Para deixar um gostinho bom fiquem com a opening (abertura) do anime, e até a próxima!



Nenhum comentário: