6 de abr. de 2014

O QUE É LITERATURA? (por Marina Carvalho)


"Já li e ouvi muitas definições para o termo literatura. Como professora da disciplina, ouso apresentar algumas para os meus alunos do ensino médio, que sempre querem saber como classificar uma obra como literária ou não.
Porém, não é tarefa fácil encontrar uma definição exata, afinal, os registros nos apontam vários conceitos, o que nos leva a refletir o tempo todo se o produto cultural escrito que temos nas mãos em diversos momentos é ou não considerado literário.
Vejam o que nos dizem os livros didáticos:
Literatura é a arte de compor escritos artísticos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos, o exercício dessa arte ou da eloquência e poesia.
A palavra Literatura vem do latim "litteris" que significa "Letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa, literatura japonesa etc.
 

Acredito que ninguém, a partir da leitura do trecho acima, vai respirar aliviado por finalmente compreender o que é literatura. Porque, apesar das explicações, na prática é complicado qualificar uma obra como artística ou apenas objeto comercial.
Nesta semana pensei muito nisso. Numa conversa com uma pessoa do meio, alguém que “saca” o ofício de escritor e orienta muita gente aqui e no exterior, fiquei de queixo caído ao escutar que a maioria das histórias publicadas hoje em dia são vistas, pelos críticos, com desdém e desinteresse. Para eles, só é literatura se a obra for premiada e aceita entre os acadêmicos.
Não que eu não soubesse disso. Mas, ainda assim, essa constatação, expressada abertamente, me chocou. Sabem por quê? Bom, nem vou entrar no mérito de eu ser um autora, mas, como professora, não costumo ser tão radical. Meus alunos me ouvem atentamente quando explicito a eles meu ponto de vista – respaldado por anos de estudo – a respeito das infinitas definições de literatura.
Se, de forma sucinta, literatura é a arte da palavra, significa que, a partir do momento em que as histórias, poemas, peças teatrais chegam até nós e conseguem despertar em cada um sensações e sentimentos pessoais, únicos e subjetivos, bem, ouso afirmar que há literatura nessas obras.
Não acham?
Espero ter contribuído com minhas explicações apaixonadas sobre uma área que tanto amo.
A gente se fala na semana que vem.
Abraços!"

[Texto extraído da coluna de Marina Carvalho, do blog Editora Novo Conceito.]

Nenhum comentário: