20 de abr. de 2014

CONTOS DE MEIGAN. A Montanha-Russa do Pará.



Não é de hoje que você, que é leitor assíduo do blog, - e agora você que visita o SUPER LEITURA pela primeira vez - sabe que eu sempre aproveito esse espaço para comentar sobre o atual cenário editorial brasileiro. Sabemos que nunca esteve tão bom como agora: Livros sendo periodicamente lançados, vendas em alta, design de capas e sangrias em alta qualidade... Sem contar com os e-books e os serviços de distribuição online!

Mas isso não vale muito se se restringe a um cenário cheio de estrangeiros. Ver um escritor brasileiro despontando na lista da Veja, por exemplo, (e esse é apenas um exemplo superficial) é raríssimo. Quase utópico. A última vez que isso aconteceu foi com "Fim" da atriz Fernanda Torres, que conta com seu nome para divulgar o livro. Além dela, não há nenhum outro significativo. O que aconteceu com os escritores nacionais?

Na última semana li "Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos" um livro que é fruto do trabalho árduo de duas paraenses. Publicado da forma mais habitual em nossa região: com investimento quase que integral por parte das autoras e sem um destaque em livrarias e sites, a obra conta com o marketing adquirido por meio das redes sociais para ganhar as estantes de amantes da literatura fantástica nacional. Se houvesse uma divulgação igualitária entre os produtos editoriais nacionais e internacionais no setor comercial esse cenário poderia mudar, e o livro, por sua qualidade, poderia ser um possível destaque na Lista da Veja.

Roberta Spindler e Oriana Comesanha se uniram para colocar em prática o projeto de suas vidas. Amantes da literatura como eu e você, elas se dedicaram para que em 2011, o livro com mais de 800 páginas trouxesse suas impressões do universo fantástico adquirido através de outras leituras. Embarcamos em uma viagem por um mundo novo, com rituais e dogmas próprios, uma história marcada por muitos clímax e sentimentos bem expressados por suas personagens. Sem falar na peça mais importante de toda fantasia: a magia.

"Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos" deixa um gostinho de quero mais, pois termina - assim como começa - nos envolvendo em um turbilhão de emoções e ações. Ao passo que conhecemos as personagens, nos prendemos a suas ideologias. É o caso de Maya, Allan e Seth, personagens que marcam com suas indecisões psicológicas que interferem no desenrolar da narrativa. Como o SUPER LEITURA previne seus leitores mais excêntricos de possíveis spoilers, não faz resenha, mas de já adianta que quem gosta de literatura de fantasia, e quer encontrar um bom produto do gênero na literatura nacional deve adquirir um exemplar do livro paraense, que promete se um sucesso ainda maior em sua possível continuação (cobrada constantemente na fanpage oficial do livro).

Uma leitura bem construída ganha qualquer um. Diferente de alguns livros em que você precisa "ativar a alavanca" que nos guia a emoção, Contos de Meigan já te trás essa sensação nas primeiras linhas. Se posso descrever o livro em uma analogia é ao compará-lo a uma montanha russa. Tem seus altos e baixos e necessita constantemente de uma dose bem aplicada de adrenalina. A volta pode ser a mais assustadora possível, mas no final supera-se tudo e reconhece o quanto foi bom andar no brinquedo a ponto de querer mais.

Conversei com outros apreciadores do livro que concordam com esta descrição. Por isso afirmo que aprovo a leitura. Só acho que infelizmente ela não tem o destaque que realmente merece ter. Encontrá-la na rede de computadores atualmente se restringe à fanpage. O que ao menos tem seu lado positivo, pois se conhece as autoras e os demais leitores e produtos ligados à Meigan.

Se você se interessou por Contos de Meigan - A Fúria dos Cártagos acesse a fanpage no link a seguir e adquira seu exemplar. Vamos dar destaque a essa super leitura que realmente merece!




Nenhum comentário: