18 de jan. de 2014

A Literatura e o seu poder de crítica. Análise de uma postagem do Facebook.

Olá pessoal! Devido as mudanças de horário do nosso Blog (mudanças aconteceram devido aos meus novos horários) e a fim de manter nossas duas colunas funcionando, na semana passada tivemos a estreia da coluna "DE OLHO NA MÍDIA" no formato podcast (espero que a galerinha da comunicação tenha gostado, pois semana que vem tem de novo).

Mas esse final de semana volta a coluna "COMENTÁRIO GERAL"! Para satisfazer o ego dos leitores e amantes da literatura, que querem aproveitar uma análise sobre esse universo.

Bom, sendo assim, quero comentar hoje sobre uma postagem do Facebook que a nossa fanpage compartilhou no meio dessa semana. Eu comentei na repostagem, mas não falei tudo o que, pelo menos acredito, poderia ser dito da postagem.



Veja a imagem:


Não sei se conseguem ler, então confiram a descrição da mesma aqui:

"As pessoas têm fome de muitas coisas além de comida. Elas precisam de distrações. E, se não dermos isso a elas, elas criarão as suas próprias. E essas distrações provavelmente terminarão com a nossa raça rasgada e em pedaços." – Olenna Tyrell.

Então. Esse é um diálogo das Crônicas de Gelo e Fogo de George. R. R. Martin. Aqui no SUPER LEITURA (durante as primeiras postagens) eu já analisei a obra. Li os cinco livros já publicados e também acompanho a série (assim como muitos estou ansioso pelo desfecho!). Vemos na imagem a personagem ao qual pertence o diálogo. A matriarca da Casa Tyrell, Olenna Tyrell. [Clique aqui para ver a análise de As Crônicas de Gelo e Fogo]

Dentre o universo, quase que em escala geométrica, de personagens existentes na obra norte-americana, Olenna Tyrell está entre as mais requisitadas quanto ao respeito do público. Embora não faça parte do círculo principal de personagens (quem leu os livros sabe que existem vários protagonistas, e que esses se encontram durante os capítulos. No entanto cada capítulo se refere a um em particular. Assim sendo, eu chamo esse grupo de personagens de "Círculo de Ação e Trama", pois sempre estão presentes em momentos importantes da história. Isso mesmo quando não estão protagonizando de fato).

Na Série de TV "Game of Thrones" da HBO, a imagem retrata um dos capítulos SANSA (se não me engano do segundo livro "Fúria dos Reis"). Nesse momento em particular, não é Sansa que "protagoniza" o capítulo, mas sim a matriarca da Casa Tyrell, que mostra seu conhecimento de política em uma sociedade, que embora fictícia, remete muito ao contexto histórico social da humanidade.

A ironia de Olenna está por representar a famosa, e repudiada, pelos sociológos, cientistas políticos e historiadores, defensores das causas humanas, "Política do Pão e Circo". Citada pela primeira vez durante o império romano como forma de manter o controle sobre a sociedade, essa política ditava as regras de convívio em que se acreditava (ou levava-se a isso) que se o povo era alimentado e tinha focos de distrações da vida miserável que levava, não interferiria no andamento da política e do poder dos nobres.

Para hoje, dentre as muitas coisas que se podem citar a partir deste diálogo, quero falar-lhes da facilidade que a literatura desenvolve um olhar crítico e satírico a essa forma de política, que embora tenha surgido séculos atrás, mantém-se firme em muito dos países do século XXI. Em especial no ditos países de Terceiro Mundo.

Levando em consideração, que ao seguir a leitura (ou a Série de TV) descobre-se que Olenna, mesmo pensando no povo, está mais preocupada com a hegemonia dos poderes de Westeros, não se pode negar que Martin aproveitou o discurso de sua personagem para tecer sua crítica a respeito do sistema político mundial. Estamos em pleno século XXI, mas mesmo assim condições de vida precária, isolamento da população da política de sua nação, fome, descaso etc. fazem parte de um cenário real. 

O que quero destacar nessa matéria é que as vezes julgamos o conteúdo que a mídia apresenta pelo simples fatos de que a própria em muitos casos se encontra corrompida. Já ouvi muitos dizerem que não leem As Crônicas de Gelo e Fogo por se tratar de um produto puramente comercial. Quero dizer que antes de mais nada,um escritor é um pensador e um disseminador de ideias. Se a mídia adorna um produto isso não quer dizer que ele seja algo sem conteúdo. Vazio. Pelo contrário! Quando a mídia faz isso está tentando de todas formas manipular consumidores a não terem contato com aqueles pensamentos. Ou se tiverem, que não os compreendam.
Pense a respeito. Quantas vezes não já leu um livro e achou aquela realidade tão parecida com sua? Livros são meios de comunicação. E importam para eles em primeiro lugar comunicar. Devemos é aprender como absorver a informação ali contida. Para encerrar fico com a célebre citação de Monteiro Lobato: "Um país se faz de homens e livros".

Nenhum comentário: