1 de dez. de 2013

Outubro de 71: Uma viagem emocionante ao passado.

Anos 70. Eu não vivi nessa época, mas confesso que iria achar um máximo ter ouvido sobre uma invasão de marcianos aqui na Terra. Mentira! Teria achado nada. Se você não se ligou ainda deixe que eu explique. Em 1971 a Rádio Difusora, uma das mais ouvidas no Maranhão na época, comemorava seus 30 anos de existência. Para tanto um grupo de radialistas apaixonados pelo que faziam colocaram no ar o programa "A Guerra dos Mundos". 
A narrativa, que entrou diluída na programação da emissora entrou para a história da cidade de São Luís como para a da radiodifusão brasileira. Baseado em um projeto homônimo do produtor de rádio norte-americano Orson Welles, A Guerra dos Mundos causou um rebuliço extremo na manhã de sábado de 71 ao narrar uma fictícia invasão de aliens no Campo de Perizes na saída da capital maranhense.
Sobre esse assunto o professor do curso de Comunicação Social da UFMA, Francisco Gonçalves da Conceição, junto de outros personagens da comunicação local, entrevistaram e montaram um livro com os relatos dos participantes desse feito da década de 70.
"Outubro de 71: memórias fantásticas das Guerras dos Mundos" é uma coletânea que trata desse programa histórico que tem como inspiração o livro do britânico H.G. Wells e do programa de rádio norte-americano idealizado por Welles. O livro ainda conta com um CD que trás uma regravação de partes recuperadas do roteiro original.

Nenhum comentário: