14 de jul. de 2013

As Crônicas do Matador do Rei: Uma Super Leitura da obra de Patrick Rothfuss


Nessa última década, as sagas e trilogias bombam no universo da literatura mundial. Isso acontece com uma avalanche de obras sendo lançadas a cada ano. Nesse frenesi, algumas ganham destaques inimagináveis, enquanto outros por muitas vezes não recebem o mesmo prestígio. É o caso da trilogia "As Crônicas do Matador do Rei" de autoria do americano Patrick Rothfuss.

Lançada em 2009 a série, que já teve duas das três obras publicadas, conseguiu conquistar um público fixo, mas ainda tem muito o que render. A história do arcanista (classe de mago fictícia da narrativa) Kvothe, que após ter sua família assassinada quando criança, cresce e vive inúmeras aventuras comoum grande mago que sempre sonhou ser. Mas após algum acontecimento (dado a ser revelado no terceiro livro) ele desistiu de sua carreira e fingiu sua morte ficando escondido até que o personagem Cronista o encontra e começa a escrever seus relatos. Cheio de romances, magia, traições etc, a narrativa é capaz de levar o leitor a refletir sobre a essência da natureza humana durante as passagens relatadas por Kvothe. Além é claro de conter um pouco de misticismo, que ao que parece é a bola da vez para várias leituras.


O que nos leva a falar de "As Crônicas do Matador de Rei", é perceber o descaso ao qual foi submetida. Desde o meio do ano passado a Paramount (produtora de cinema) divulgou ter comprado os direitos para adptar o primeiro livro da série (O Nome do Vento) para a telona. Contudo até o momento nenhum dado novo foi apresentado. É certo que muitos fãs detestariam ver o livro acabando como muitas outras adptações: um desastre. Mas não é por isso que iremos perder a oportunidade de ver como os especialistas da sétima arte irão retratar as tramas e aventuras de Kvothe e seus amigos.

Livros de sucesso como Harry Potter, As Crônicas de Gelo e Fogo, por exemplo, ganharam suas versões audiovisuais, que não tem a obrigação de manter o público já conquistado, mas sim expandir o número deles. Por enquanto os fãs estão se concentrando apenas no eventual lançamento do terceiro livro da série que ainda não tem nem o nome definido. Para quem já leu a obra, e gostou, fique atento as informações sobre o livro e o "místico" filme. Para quem ainda não leu, mas se interessou fica a dica do Super Leitura!

Nenhum comentário: